quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

MUSCULAÇÃO PARA MULHER




A algum tempo atrás, a maioria das mulheres não praticavam exercícios com pesos, por receio de ficarem “musculosas”. Isso acontecia e infelizmente ainda acontece, pela falta de informação. Naquela época, as poucas mulheres que dividiam espaço com os homens nas salas de musculação eram culturistas ( atletas de musculação), que por sua vez possuíam uma genética favorável, treinavam com uma intensidade muito alta, usavam esteróides anabólicos, alimentavam-se com dieta especial, enfim eram atletas e não pessoas “comuns”.
Por isso as mulheres achavam que bastava pegar um halteres e pronto, se transformariam em culturistas, e o maior medo, perderiam a “feminilidade”. Como se fosse fácil aumentar a massa muscular. Para homens com genética favorável, não é fácil, quanto mais para mulheres que tem várias características que dificultam ainda mais a hipertrofia muscular.
Vejamos algumas:
O esqueleto da mulher é 25% mais leve do que o do homem.
A mulher é mais baixa, por fechar os discos epifisários (responsáveis pelo crescimento) antes que o homem.
Pelo fato de engravidar, possui a pelve (quadril) mais larga, por esse motivo existe mais ocorrência de geno valgo (joelho para dentro) e condromalácia patelar (doença degenerativa que causa dor e estalos no joelho).
O centro de gravidade é mais baixo do que nos homens, dificultando as corridas e saltos.
Possuem 10% a mais de gordura corporal do que os homens, principalmente por causa da gordura do sexo (por exemplo, a gordura acumulada nos seios)
Tem o formato de pêra (ginóide), acumulo de gordura abaixo da linha da cintura.
Tem menos massa muscular (6%) e menos força (54% a 80%), isso se dá pela menor secreção de testosterona.
Possuem menor metabolismo basal, por ter maior quantidade de gordura, menos massa muscular e suarem menos (menos glândulas sudoríparas)
Apesar de algumas dificuldades do sexo, a mulher consegue obter vários benefícios (estéticos e saúde) com a musculação, basta treinar com seriedade e sem medo.
Aumento de massa muscular, obtendo músculos firmes e formas arredondadas
Emagrecimento, pois aumentando a massa muscular, aumenta o metabolismo basal, gastando assim mais energia. Além de aumentar o gasto calórico diário.
Prevenção da osteoporose, estimulando o aumento de cálcio no osso.
Aumenta a força e a resistência muscular, facilitando os afazeres diários.
Facilita a correção de vícios posturais (harmonia estética).
Melhora o desempenho esportivo, independente da modalidade.
Aumenta a auto estima.
Diminui o stress.
Agora, que foram esclarecidas algumas dúvidas sobre a prática de exercícios com peso e expostas várias vantagens de quem faz musculação, não perca mais tempo. Procure uma academia, contrate um profissional capacitado e experiente. Alcance seus objetivos.

Qual será a modalidade que traz mais benefícios para as mulheres?

Se você morre de preguiça de ir à academia, acha a esteira um saco, e está prestes a desistir dessa vida de malhação, as aulas de localizada podem resolver o problema. O professor Alessandro Sampaio, da Rio Sport Center, explica o motivo. “A ginástica localizada é uma aula coletiva. Ganha pela motivação. Tem música alta, outras alunas incentivando, um professor motivando e até gritando”, para as preguiçosas, um prato cheio de entusiasmo.
“Como se trabalha com uma pequena carga, as aulas tendem a resultar em um trabalho de resistência muscular localizada”
Além de animada, ela pode fazer muito pelo seu corpo. “Quando a ginástica localizada chegou ao Brasil, era chamada de aeróbica. Mas a definição é errada, ela é totalmente anaeróbica. O exercício não provoca nenhum ganho cardio-pulmonar”
Como se trabalha com uma pequena carga, as aulas tendem a resultar em um trabalho de resistência muscular localizada”.
Disputada pelas mulheres, que chegam a se espremer nas salas, a aula de localizada trabalha o sonho de consumo de todas nós – um bumbum durinho e uma barriga sequinha.
Assim como a musculação, a localizada também tem suas limitações e contra-indicações. Apesar de toda a empolgação da turma, prepare-se para encarar diariamente o colchonete. “Você pode colocar uma caneleira, apelar para um step, mas fica só nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário